Quão digital é o seu time?

Normalmente, quando se inicia uma roda de conversa de futebol a respeito de qual time é melhor, diversos fatores são levados em consideração: títulos nacionais e internacionais, conquistas recentes, quantidade de sócios-torcedores, convocações de jogadores para a Seleção Brasileira, histórico de confrontos, disputas recentes, valor de patrocínio, número de torcedores no país, entre outros temas. No entanto, um assunto raramente é discutido: a presença digital.

Com a evolução da Internet, nossa vida pessoal mudou drasticamente. Se antes precisávamos agendar horário para realizar uma ligação ou ir até os Correios para enviar uma carta, hoje basta apertarmos um botão. A transformação na comunicação das empresas com seu consumidor também sofreu considerável mudança. Além do WhatsApp, existem outras opções como e-mail, chat e as redes sociais. No artigo desta semana, focaremos na última categoria, relacionando-a sempre ao futebol, é claro!

Segundo um estudo de 2015 da Digital Future Focus Brazil, os brasileiros passam, em média, 650 horas por mês nas redes sociais. O número é 60% maior em comparação ao resto do planeta. Por isso, se o seu time quer conversar com a torcida, seja para dar alguma informação, anunciar um produto ou a chegada de um novo jogador, ele precisa estar onde o torcedor está. E ele está nas redes sociais.  

Outro levantamento, desta vez feito pelo Ibope Repucom – especializado em pesquisa de marketing esportivo e retorno de exposição das marcas em mídia – nos dá uma ideia da presença digital dos clubes. O Flamengo é o líder, chegando a mais de 22,1 milhões de usuários no combinado Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. O Top 10 ainda tem Corinthians (21,4 milhões), São Paulo (13,9 milhões), Palmeiras (10,2 milhões), Santos (7,8 milhões), Grêmio (7,3 milhões), Vasco (6,4 milhões), Cruzeiro (6,3 milhões), Atlético-MG (6,3 milhões) e Chapecoense (5,9 milhões). De uma forma geral, a rede social com o crescimento mais expressivo foi o Instagram.

Se compararmos esses números com o da torcida declarada, o resultado é bem interessante. Pesquisa de 2018 também do Ibope Repucom revela: os dez primeiros postos ficam com Flamengo (25,7 milhões), Corinthians (21 milhões), São Paulo (11 milhões), Palmeiras, (10,2 milhões), Vasco (6,6 milhões), Grêmio (4,4 milhões), Santos (4 milhões), Cruzeiro (3,9 milhões), Internacional (3,5 milhões) e Atlético-MG (3,4 milhões).

É possível perceber uma presença digital bem marcante de Grêmio e Santos, praticamente o dobro da declarada por torcedores. Atlético-MG também vem forte no quesito e os patrocinadores já descobriram estar aí a cereja do bolo, com uma exposição de marca incomparável com outros meios de comunicação. Porém, deixo esse extenso tema para um artigo futuro.

E você, segue seu time em todas as redes sociais? Até a próxima!

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